Branding ou marca é uma estratégia que permite identificar um negócio por meio de um posicionamento instantâneo. Ou seja, sua empresa, marca ou produto, pode ser identificado por meio de um ícone, símbolo ou uma simples palavra pode definir o posicionamento do seu negócio de maneira simples e direta.
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À medida que o mercado cresce aumentam as opções de ofertas de produtos e serviços, o que tornam as vendas cada vez mais complexas, principalmente no segmento B2B. Esse cenário, força as empresas a cada vez mais pensarem minuciosamente em cada passo, fazendo com que suas estratégias e ações de marketing estejam mais alinhadas com o propósito de seu negócio e mais próximas de seus clientes ideais.
O resultado desse tipo de estratégia não ocorre da noite para o dia, mas acontecem através de um trabalho relevante e abrangente – que atinja toda a estratégia de comunicação da marca tornando-a conhecida por meio de um posicionamento único e alinhado aos seus propósitos e que seja duradouro.
O Branding não é somente para grandes empresas, pequenas e médias também podem adotar essa estratégia como uma forma de posicionar sua marca em seus mercados-alvo. Ter em mente que os resultados não são em curto prazo, fará com que o processo complexo da gestão de marca traga os frutos de forma sólida e permanente para o sucesso de seus negócios.
O que é Branding?
Branding ou marca é uma estratégia que permite identificar um negócio por meio de um posicionamento instantâneo. Ou seja, sua empresa, marca ou produto, pode ser identificado por meio de um ícone, símbolo ou uma simples palavra pode definir o posicionamento do seu negócio de maneira simples e direta.
O Branding ou brand management, é a gestão da estratégia da marca da sua empresa cujo objetivo é torná-la mais conhecida, desejada e positiva na memória de seu público, e para isso, são desenvolvidos a partir dessa gestão, o propósito do seu negócio, seus valores, sua identidade e posicionamento no mercado. No Branding, a proposta de valor do seu negócio deve estar clara na estratégia de comunicação da sua empresa.
Qual a importância do Branding?
Diferente do que muitos imaginam o Branding não é somente identidade visual. A estratégia de Branding engloba todos os aspectos de uma entidade / empresa e a principal delas, é a percepção da sua marca pelos seus clientes potenciais, essa percepção é o ponto principal dos resultados de uma estratégia de Branding bem executada e que envolvem um conjunto de ações como: a missão, visão e valores, os atributos de valor da sua empresa, o alinhamento da comunicação entre outras.
Em resumo, o Branding consiste em fortalecer a marca de uma empresa junto ao público-alvo. Ele contribui para desenvolver a personalidade para a marca, independentemente do seu porte, tornando-a mais próxima dos seus clientes alvo.
Quais os benefícios do Branding?
Uns dos principais benefícios do Branding são os seus diferenciais competitivos. A estratégia de Branding contribui para elevar a preferência do mercado pelos seus produtos ou serviços, seus clientes potenciais são atraídos por se identificarem com sua empresa, produto ou serviço.
Muitos benefícios podem ser agregados a negócios que possuem uma estratégia de Branding:
Ter uma marca forte com personalidade e propósito.
Destacar sua marca no mercado frente à concorrência.
Crescente credibilidade entre seus clientes.
Aumento da confiança de futuros novos clientes.
Maior visibilidade da sua marca.
Maior percepção de valor entre sua marca e custo x benefício.
Geração de maior valor atrelado a marca.
Identificação com seu público-alvo, suas histórias e causas.
Maior relevância da sua empresa no mercado.
Promoção de experiências positivas e duradouras.
Boas experiências incentivam novas recomendações.
As atividades do Branding envolvem desde a criação da marca até a escolha de logotipo, fontes, tom de voz, os valores da empresa, entre outros fatores. E para desenvolver uma estratégia efetiva, é necessário avaliar todos esses aspectos estrategicamente, e é o que vamos conferir no próximo parágrafo:
Como desenvolver uma estratégia de Branding?
Uma marca engloba uma complexidade de atributos, e sua gestão requer um empenho estratégico e contínuo para que o sucesso das suas ações seja percebido pelo mercado como forma de resultado.
Para que o objetivo final seja alcançado é necessário entender desde o início, quem é sua empresa e quais são os valores dela.
Sua empresa precisa ter no mercado uma presença forte, com uma identidade que irá contribuir para transmitir a mensagem ao seu público-alvo de maneira eficiente, clara e permanente. Dessa forma, será mais fácil conquistar o público desejado além de ajudar sua equipe de vendas.
A estratégia de branding precisa assegurar que sua empresa irá garantir a promoção do seu negócio e com isso, obter maior destaque no mercado e torná-la líder em seus segmentos.
Essas estratégias podem ser desenvolvidas em alguns passos no plano estratégico, e são essenciais para o sucesso nos resultados. Confira a seguir alguns pontos:
Construa ou reposicione seu negócio:
A construção ou reposicionamento do seu negócio requer visão estratégica, tempo e planejamento, e o primeiro ponto a considerar no plano é determinar a estratégia e o posicionamento da empresa. Esses dois pontos principais envolvem a sua missão, visão e seus valores que ajudarão a identificar a imagem que a empresa quer passar.
Entender sobre seus produtos e serviços, sua importância para o público-alvo e quais são as suas necessidades também é o principal ponto para uma estratégia de branding assertiva. A partir daí o próximo passo é dar início a definição de toda a imagem da empresa com foco na mensagem certa para o cliente.
A escolha da marca que irá representar o seu negócio requer estudo, estratégia e muita pesquisa. Se for contar com uma equipe de marketing de fora da sua empresa, transmita todos os detalhes sobre seu negócio, assim, com um briefing completo de informações ficará mais claro para acertar nas suas expectativas.
![Designer gráfico desenvolvendo a marca de uma empresa](https://static.wixstatic.com/media/04fbf9_426896a1dae64698ab248dcacda98072~mv2.png/v1/fill/w_980,h_448,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/04fbf9_426896a1dae64698ab248dcacda98072~mv2.png)
Considere a pesquisa como a base da construção da imagem da sua empresa, é a partir de um brainstorming bem completo que ajudará na escolha da logomarca certa, cores, tipografia, slogan e mensagem a ser transmitida para a entrega de um resultado mais assertivo. O ponto mais importante além de entender como a empresa quer ser vista, é compreender como o cliente verá a sua marca em cada canal de comunicação.
Além disso, tenha cuidado para que a mesma imagem chegue ao cliente independentemente do canal de comunicação. Essa construção leva tempo, pois sua marca será construída aos poucos, a partir do relacionamento com o seu público.
Insira sua marca no mercado
A apresentação da sua marca ou negócio no mercado deve ser feita por meio de uma estratégia de comunicação que envolve diversos fatores como a linguagem de comunicação e o tom da voz, que deve falar diretamente com o seu perfil de cliente ideal, os canais adequados onde o seu público está, entre outras.
Essa não é uma tarefa simples e rápida de ser executada, pois, o branding não se resume apenas em tornar a marca visível, mas é necessária uma estratégia de comunicação integrada de forma que a mensagem seja transmitida ao seu público como um todo.
Mantenha a hegemonia das informações ao direcionar a comunicação entre os canais para que sua estratégia tenha um resultado efetivo e sua marca se consolide no mercado. Tenha uma visão de longo prazo, construir uma marca leva tempo e requer empenho e muito trabalho.
Por onde começar a divulgar minha marca?
Entender sobre o comportamento do seu potencial cliente é o principal ponto para o sucesso da sua estratégia de branding, saber em quais canais eles estão fará com que sua mensagem seja entregue ao contato certo garantindo o sucesso da sua estratégia.
01 - Marketing de conteúdo: Mostrar ao seu público que sua empresa tem a solução para resolver seus problemas é uma estratégia essencial para qualquer negócio, eficiente e efetiva, para isso, tenha um blog e mantenha o seu site atualizado.
02 - Redes Sociais: as redes sociais têm grande influência na disseminação de informações e na divulgação da sua marca, selecione as que fazem sentido para o seu negócio e mantenha um plano contínuo.
03 - Eventos: participe de feiras e congressos do seu mercado, organize eventos corporativos, reuniões, almoços, eventos sociais, treinamentos e workshops, para estreitar o relacionamento com seus clientes e prospects.
04 - Mídia paga: as ações de mídia paga também são uma forma de alcançar com mais velocidade o seu cliente potencial por meio de uma segmentação personalizada e anúncios pagos, seja no Google ou em canais de redes sociais ou até mesmo em revistas e jornais (online ou impressos) do seu segmento de mercado.
05 - Email marketing: sua lista de clientes e prospects são valiosas e podem ser utilizadas para estreitar sua marca com seus contatos. Desenhe um funil e obtenha resultados dessa importante ação.
06 - Newsletter: o newsletter ajuda sua marca a estar presente na memória de quem faz parte da lista, informe sua audiência com novidades sobre o mercado dela, alinhe essa comunicação com o seu produto ou serviço.
07 - Assessoria de imprensa: certamente, uma assessoria de comunicação ajudará a levar sua marca ao seu cliente potencial por meio de canais de nível nacional em abrangência. Considere essa estratégia.
08 - Campanhas sazonais: aproveite as datas que fazem sentido para o seu negócio e para os seus potenciais clientes para divulgar sua marca.
09 - Marketing promocional: materiais impressos e brindes corporativos contribuem para transmitir sua mensagem, fixar a marca na memória de seu cliente ideal e estreitar suas relações.
10 - Colaboradores: treine e motive seus colaboradores, eles são seus primeiros clientes, são eles que irão contribuir para que sua marca chegue de maneira correta até o seu público. Transmita seus planos para sua equipe, o engajamento entre eles fará diferença nos resultados.
Como medir o desempenho da estratégia de branding?
Tão importante como ter uma estratégia de branding bem definida, é monitorar o seu desempenho e entender os pontos principais de sucesso além daqueles pontos que requerem ajustes. Dessa forma o seu empenho ganha ainda mais força e os resultados se tornam mais tangíeis para o seu negócio.
Confira alguns pontos importantes sobre como acompanhar a performance da sua estratégia de branding:
🚀 Alcance
Acompanhar a evolução da sua marca por meio das métricas adequadas ajudará a entender se o seu público-alvo tem aceitado sua comunicação. Observe se o alcance cresceu no último período, você pode acompanhar as taxas de novos visitantes no seu website ou blog, cliques em campanhas de mídia paga e aumento de seguidores em redes sociais.
💲 ROI - Retorno Sobre o Investimento
O retorno positivo é a expectativa de todo profissional de marketing entre suas estratégias, saber mensurar essa métrica é muito válida para o sucesso da estratégia. Subtraia o lucro adquirido pelo custo do investimento e avalie os resultados.
📈 Taxas de conversão
Considere essa importante métrica como um dos pontos positivos da sua estratégia. Medir a aceitação do seu publico por uma conversão pode ajudar a melhorar ainda mais a sua oferta. Você pode oferecer um e-Book e medir a taxa de download, inscrições no newsletter, volume de cliques no anúncio, landing pages entre outros.
📊 Engajamento
Compartilhamentos, comentários, menções, depoimentos, perguntas e avaliações fazem parte das métricas de engajamento, acompanhá-las além de estar disponível para interagir com quem engaja, ajudará sua marca alcançar ainda mais resultados positivos.
Manter a execução da estratégia de branding de manteria contínua, monitorando o seu desempenho e realizando os ajustes necessários, ajudará sua empresa a alcançar bons resultados no seu mercado alvo.
Quanto mais reconhecida e forte é uma imagem mais oportunidades ela terá na conquista de clientes potenciais, além de consolidar sua identidade e posicionamento ao longo do processo.
Como fazer a gestão da estratégia de branding?
Ter uma estratégia para qualquer ação requer o empenho e a dedicação de uma equipe de marketing e vendas alinhadas com os propósitos do seu negócio. Dessa forma, sua empresa se consolidará no mercado com eficiência, profissionalismo e efetividade.
Além dessa integração e entrosamento entre as áreas, é necessário que a estratégia tenha inicio e continuidade, pois, branding é um trabalho contínuo e requer além de dedicação, monitoramento do seu desempenho ao longo do processo, ajustes e novas ações de forma que os resultados possam ser o reflexo de todo esse trabalho conjunto.
Nossa equipe está no mercado B2B desde o ano 2000, e nossa experiência pode ajudar sua empresa a alcançar os seus objetivos por meio de uma estratégia de branding desenvolvida sob medida para o seu negócio chegar aonde deseja. Fale com nossa equipe, podemos contribuir com o sucesso do seu negocio!