O data-driven marketing é uma metodologia baseada em dados utilizada por empresas para a tomada de decisões que podem levar negócios a grandes resultados com sucesso.
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O que é data-driven marketing?
O data-driven marketing ou marketing orientado por dados é uma das estratégias mais importantes para um negócio, pois, permite viabilizar ações de marketing e vendas com maior índice de acertos.
Com base em análise e avaliação de um conjunto de informações de maneira dinâmica e precisa, o data-driven marketing proporciona maior segurança ao investir o budget em ações certas, o que melhora o retorno desse investimento - ROI.
Estamos falando de uma tendência que já é realidade em muitas empresas, e, quem não se adaptar a ela, ficará para trás.
O mercado é data-driven
Empresas com maturidade digital lucram mais e gastam menos para o alcance dos resultados esperados. Esse fator se dá pelo emprego da cultura data-driven que permite melhor previsibilidade das ações e aumentam as chances de sucesso.
Um estudo realizado pelo Google e pelo Boston Consulting Group, mediu o nível de maturidade em data-driven marketing de algumas das maiores empresas brasileiras e, um dos resultados desse estudo indica que tratar os dados com carinho pode aumentar seus lucros em até 20%.
O estudo apresenta variadas questões comparadas com outros países, e, o Brasil ainda aponta uma baixa participação no assunto, ocupando o lugar de emergente entre os demais.
Em resumo, esse parâmetro aponta que há ainda uma certa imaturidade por parte das organizações que não estão 100% preparadas para ações digitais eficientes.
A pesquisa analisou diferentes setores do mercado brasileiro e aponta que o maior destaque em termos de maturidade no Brasil é das empresas consideradas “nativas digitais” - ou seja, que têm mais de 90% de suas vendas em canais online. Em seguida, vêm a indústria automotiva e as empresas de serviços financeiros. Já as dos setores de Viagens & Turismo e de Alimentos & Bebidas foram as menos adiantadas.
O Brasil tem evoluído nos últimos anos com a transformação digital, e esse avanço foi impulsionado entre 2020 e 2021, desde então notamos que a cada período, as empresas vêm percebendo a importância dessa transformação, pois, quem não se adaptar a esta nova era, certamente ficará para trás.
Qual é a importância do data-driven marketing?
O mercado está cada vez mais digitalizado, e, acompanhar o seu comportamento ficará cada vez mais distante se o seu negócio não possui as ferramentas certas para compreender esse movimento.
O data-driven é uma das ferramentas mais importantes do ambiente digital, ela possibilita reunir as informações, avaliar e entregar um diagnóstico do que ocorre no ambiente digital.
Essas ferramentas validam a tomada de decisões de marketing com o objetivo de minimizar incertezas, gerar novos insights e permitem que a empresa se adapte a novos cenários em constante evolução.
Quais os benefícios do data-driven marketing?
O principal benefício do data-driven é estar à frente no ambiente digital, as empresas que baseiam suas estratégias em ferramentas de análise e gestão de dados, naturalmente levam vantagens utilizando-se de diversos benefícios para elevar seus negócios a níveis mais altos.
Benefícios do data-driven marketing:
Permite a personalização das ações.
Otimiza os processos de marketing e vendas.
Tomada de decisões mais confiáveis e assertivas.
Aumenta a probabilidade de alcance do público certo.
Reduz o índice de erros.
Melhora a experiência do cliente.
Permite análise preditiva do comportamento do cliente.
Identifica tendências e cenários futuros.
Responde de maneira proativa às mudanças do mercado.
Possibilita o desenvolvimento de ações relevantes e a se destacar.
Investimento mais assertivo da verba de marketing.
Melhora dos resultados financeiros ROI.
Criar campanhas de marketing mais embasadas.
Analisa métricas e o orçamento com mais clareza.
Testar diferentes formatos (A/B).
Todos esses benefícios trazem vantagens para qualquer negócio que pretende elevar sua marca no mercado, com o propósito de manter sua competitividade em meio a rápida evolução com que avança.
Como aplicar o data-driven marketing em meu negócio?
A implementação do data-driven marketing envolve investimento em tecnologias e ferramentas de análise de dados, além da capacitação da equipe que fará parte desse novo ecossistema tech.
Além das ferramentas e capacitação do time, é importante que a empresa adote a cultura data-driven, transmitindo-a para todas as áreas do negócio.
Cultura data-driven
A cultura data-driven é uma abordagem organizacional que tem como prática o uso de sistemas de dados para facilitar a tomada de decisões e ações em todas as áreas da empresa. A cultura tem como objetivo extinguir decisões baseadas em intuições para priorizar dados com foco no aumento do índice de acertos.
Maior maturidade digital está nas empresas que possuem uma cultura de dados de grande relevância na tomada de decisões, aponta uma pesquisa realizada pela MCkinsey & Company
A cultura data-driven vai além da visão e do uso sistêmico, ela promove mais visibilidade e transparência na condução do ecossistema da empresa. Essa premissa permite mais acesso dos colaboradores ao desempenho da companhia e passam a ser parte envolvida nessa evolução.
E por fim, o aprendizado passa a ser visto como um processo evolutivo e constante, o foco é sempre implementar melhorias para que o crescimento não seja interrompido.
Quais são as ferramentas de data-driven marketing para o meu negócio?
Existem inúmeras ferramentas de data-driven disponíveis no mercado, e, aqui listamos as mais populares e algumas gratuitas para você já começar a implementar essa estratégia no seu negócio:
🟪 O Excel – uma das mais antigas ferramentas, e sim, ela é considerada uma ferramenta de data-driven, pois permite analisar dados de diferentes formas por meio da criação de gráficos, tabelas dinâmicas e dashboard.
🟪 O Google Analytics – também em versão gratuita, é um excelente aliado do seu negócio.
🟪 Google Data Studio ou Looker Studio – responsável por transformar dados em relatórios e dashboards interativos.
🟪 O Microsoft Power BI - também tem a função de gerar relatórios de dashboard.
Existem muitas ferramentas de data-driven para modelar a análise de dados, vale a pena analisar a que mais se encaixa com o perfil do seu negócio e começar a implementação dessa importante estratégia.
Como fazer gestão do data-driven marketing?
O data-driven é um conceito estratégico que permite a tomada de decisões baseadas em análise e interpretação de dados, o que facilita o desenvolvimento de diversas ações de marketing.
Os profissionais envolvidos, utilizam as ferramentas de gestão de dados para facilitar a sua rotina e definir os indicadores chave ideais para melhor desempenho de suas campanhas.
É importante ressaltar que a coleta de dados deve estar de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 que estabelece regras para a coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais. A lei foi inspirada na norma europeia de Proteção de Dados (GDPR).
Aqui na WEPUSH Marketing fazemos a gestão e o planejamento das ações de marketing para o seu negócio, fale com o nosso time de soluções, podemos traçar um modelo ideal desde a implementação das ferramentas adequadas até a entrega dos resultados.