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Eventos corporativos: qual a importância para o seu negócio.

  • Foto do escritor: Claudia Renata Silva
    Claudia Renata Silva
  • 22 de abr.
  • 6 min de leitura

Investir em eventos permite que empresas alcancem autoridade de marca, destaque seu portfólio, aumente sua rede de relacionamento e obtenham novos resultados positivos por meio de vendas e fidelização.


Pessoas conversando em evento corporativo
Eventos-Corporativos: qual a importância para o seu negócio.

Os eventos exercem papel fundamental nos negócios, pois abrem diversas oportunidades que permitem fortalecer o relacionamento com o público-alvo, além de impulsionar as ações de marketing e o desenvolvimento de novos negócios.


Os eventos levam a cultura da empresa para públicos-alvo, melhora o relacionamento da marca com o mercado e promove networking com os decisores e influenciadores de compras.


Qual é a importância dos eventos corporativos?


Os eventos permitem atrair clientes em potencial, leads realmente interessados no seu produto ou serviço, e é, portanto, uma das estratégias mais assertivas para qualquer negócio.


O investimento nesta estratégia permite gerar um bom volume de potenciais clientes. Através de um público-alvo interessado no seu negócio, é possível obter maiores possibilidades de vendas.


O mercado de eventos corporativos:


De acordo com análise divulgada pelo jornal O Valor Econômico em novembro de 2024, aponta que “o setor de eventos corporativos em São Paulo deve somar 8 milhões de pessoas neste ano, 20% a mais do que em 2023”  O título da matéria revela que “eventos atraem público e mostram forte expansão neste ano”.


Seguindo o raciocínio da análise acima, os eventos tendem a crescer a cada ano, e, por ser um meio que promove encontros com diferentes públicos e objetivos, essa modalidade de negócios pode continuar em crescimento em 2025.  


Os eventos são os responsáveis por gerar uma gama gigantesca de negócios além de impactar significativamente na economia envolvendo múltiplas áreas, entre elas: o setor hoteleiro, aeroportos, fornecedores de produtos e serviços para eventos, transportes, turismo, gastronomia, entre tantos outros. 


Os eventos corporativos são os responsáveis por impulsionar a criação de novas ideias promovendo inovação em diferentes setores de mercado, o que promove o crescimento da economia e o efeito multiplicador beneficiando todo o ecossistema envolvido.


Quais são os pontos fortes de eventos corporativos?


Eventos corporativos geram oportunidades para sua empresa e colaboradores se reunirem e criarem relacionamento com o mercado, esse benefício facilita o acesso a novos potenciais clientes, aumentando as chances de fazer novos negócios, entre vendas e parcerias.


Pontos fortes de eventos corporativos:


  • Promove a divulgação do portfólio de produtos e serviços;

  • Eleva a autoridade da marca;

  • Gera engajamento entre sua empresa e mercado;

  • Aumenta a credibilidade do negócio;

  • Amplia a rede de relacionamento;

  • Gera novos negócios.


Quais são os tipos de eventos corporativos?


Os eventos corporativos abrangem uma variada gama de formatos. Seja interno ou externo, os diferentes tipos devem ser selecionados de acordo com o objetivo da empresa, seja para divulgar produtos ou serviços, realizar treinamentos, promover a cultura organizacional ou fortalecer o networking.


Formatos para eventos Internos:


🟪 Eventos de lançamento:


A promoção do lançamento de produtos acontece primeiramente para os seus colaboradores, mas também podem participar clientes, parceiros e prospects. Essa estratégia permite integrar o time nos negócios de forma que sejam conduzidos para um único objetivo. Clientes, parceiros e prospects criam memórias positivas sobre a empresa, recebem informação privilegiada e aumentam as chances de novas vendas.


🟪 Visitas à Empresa:


A promoção de encontros com clientes, parceiros ou fornecedores, é uma boa estratégia para estreitar relações, além da oportunidade de apresentar sua estrutura organizacional, seus diferenciais de mercado e criar uma percepção real do seu negócio com o mercado.


🟪 Treinamentos:


São fundamentais para atualizar as equipes e desenvolver novas habilidades. Esse tipo de evento permite manter a empresa atualizada com as novas tendências do mercado.


🟪 Confraternizações:


Fundamentais para fortalecer o clima organizacional e o relacionamento entre os colaboradores, as comemorações permitem engajar e fidelizar os profissionais ao seu modelo de negócio.


Formatos para eventos externos:


🟪 Eventos de Networking:


São a melhor forma de construir e fortalecer redes de contato com prospects e clientes. Permitem encontros que geram conhecimento e atualização sobre tendências do mercado, além de promover o desenvolvimento de parcerias entre negócios.


🟪 Feiras e Exposições:


Uma das principais oportunidades para expor sua marca e produtos, permitir aos visitantes que testem soluções e vivenciem experiências que certamente, marcarão suas memórias e influenciarão em suas decisões futuras.


🟪 Congressos:


Geralmente, são eventos de grande porte. Com foco em temas ou segmentos específicos, os congressos permitem melhor aprofundamento e conhecimento. É um formato ideal para executivos, tomadores de decisão e profissionais de áreas específicas. Sua função é promover o conhecimento e experiências entre os participantes.


🟪 Conferências e Convenções:


Reúnem profissionais de uma área para abordar e discutir tendências e novidades do seu segmento. Abre espaço para os visitantes gerarem network e negócios futuros.


🟪 Seminários:


Com foco em temas específicos, este formato é mais objetivo e promove a discussão de temas com mais aprofundamento por profissionais especializados ou grandes referências do mesmo segmento.


🟪 Palestras:


São ideais para atrair público para o seu evento. Convidar um especialista, ou uma celebridade para tratar de um tema específico ou relacionado ao seu mercado, pode gerar muita credibilidade para o seu negócio.


🟪 Eventos de Incentivo e Premiação:


Geralmente é aplicado para incentivar equipes de vendas e canais parceiros a atingirem seus objetivos e metas. Esse formato contribui para o aumento das vendas de um portfólio de produtos, ou de uma linha específica e traz como recompensa uma premiação ao final.


Os eventos de premiações por mérito ou por uma categoria também se enquadram neste tópico. São organizados geralmente por entidades de classe, ou grandes empresas com o intuito de promover uma categoria e elevar a imagem dos premiados.


🟪 Roadshows:


É ideal para empresas que atuam com filiais ou canais locais. O roadshow permite promover a marca e divulgar ou lançar novos produtos ou serviços em diferentes regiões.


Novos formatos de eventos:


🟪 Eventos Híbridos:


Uma ótima opção para gerar público presencial e online. O objetivo é alcançar o maior número de presença e gerar mais negócios por meio de atividades interativas para o público em ambos os formatos.


🟪 Team Building:


Esse formato tem ganhado força entre as empresas que têm adotado como parte da sua cultura. É responsável por promover o trabalho em equipe e a mútua colaboração entre os funcionários.


Como selecionar o formato ideal de evento para o meu negócio?


Os objetivos da sua empresa definirão o formato ideal de evento para o seu negócio. Se sua empresa deseja promover o lançamento de produtos, os eventos ao vivo como feiras e exposições são mais adequados, se porventura o foco é gerar networking, promover encontros com públicos específicos pode ser uma boa estratégia. 


Diferentes objetivos requerem estratégias específicas para o seu alcance, e, contar com uma equipe de eventos e marketing especializada pode contribuir para o sucesso desse investimento. Saiba como aqui: https://www.wepushmarketing.com.br/eventos


Como organizar um evento corporativo?


Um evento deve ter como principal objetivo a maximização dos resultados de um negócio, seja ele: aumentar vendas, promover um produto, gerar novas parcerias, ampliar a rede de relacionamento, entre outros.


Um bom planejamento munido de todos os recursos necessários para que aconteça de forma ordenada seguindo a programação, respeitando regras e que atenda as expectativas dos convidados garantirá que o evento seja bem-sucedido, alcance os objetivos e seja gerido de forma eficiente, maximizando os resultados do seu negócio.


O que considerar na organização de um evento corporativo:


Um evento demanda diversos recursos para que tudo corra conforme o planejado. Entre esses recursos, os principais pontos listados abaixo devem estar no checklist do seu evento:


  • Definir o objetivo do evento;

  • Selecionar o público-alvo;

  • Em qual formato o evento será realizado;

  • A data e o local do evento devem ser definidos com antecedência;

  • Selecionar um profissional especializado que cuidará de toda a gestão do seu evento é primordial para o seu bom andamento;

  • Definir o budget disponível para o evento;

  • Convidar parceiros, clientes e prospects;

  • A divulgação deve ser estratégica e assertiva;

  • O controle da gestão durante a realização do evento deve ser considerado à risca;

  • O monitoramento e a avaliação do pós evento são primordiais para uma análise estratégica dos resultados.


São alguns dos principais pontos a serem levados em consideração no momento da organização de um evento corporativo. Outros fatores como: a presença de uma celebridade, ou da imprensa, e até mesmo de um grupo específico de potenciais clientes podem ser um diferencial nos seus resultados. 


Organizar um evento requer empenho, profissionalismo, experiência e estratégia!  E, nós da WEPUSH Marketing estamos representados por executivos do mercado corporativo com mais de 20 anos de vivência em marketing e na organização de principais eventos, congressos e feiras, em parceria com grandes empresas do mercado de tecnologia!


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