Conheça as principais estratégias para a geração de leads B2B que vão ajudar sua empresa alcançar objetivos de maneira assertiva e eficiente. Boa leitura!
![Funil de leads.](https://static.wixstatic.com/media/04fbf9_4c36e7792ae34f819b29982a77bcbb06~mv2.jpg/v1/fill/w_820,h_462,al_c,q_85,enc_auto/04fbf9_4c36e7792ae34f819b29982a77bcbb06~mv2.jpg)
As negociações de compra e venda de produtos e serviços no mercado B2B são mais complexas e demandam uma régua de tempo maior, diferente de mercados B2C. Esse fator se torna importante no momento da busca por clientes potenciais, principalmente com a evolução da tradicional oferta offline para o crescente mundo digital, por isso, atrair leads B2B requer ações estratégicas e assertivas, e que precisam ser desempenhadas por empresas e profissionais de marketing especializados nesse segmento.
Um estudo do Garner vem apontando essa tendência ao longo dos últimos anos: cada vez mais os tomadores de decisão em processos de vendas B2B, têm preferência por canais online como, websites e redes sociais para buscar informações sobre um determinado produto ou serviço.
A pesquisa mostra que a utilização dos canais digitais, já aponta uma equivalência à procura por um contato com a área comercial ou representante de vendas em praticamente todas as etapas do funil de vendas. Gartner 2020.
![Gréfico Gartenter sobre pesquisa online por tomadores de decisão.](https://static.wixstatic.com/media/04fbf9_10a42feb4e044ea691e63fd1fc1d56d9~mv2.png/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/04fbf9_10a42feb4e044ea691e63fd1fc1d56d9~mv2.png)
Por onde começar a gerar leads B2B?
Se o seu negócio B2B ainda não conta com um profissional de marketing ou uma agência especializada no segmento, é importante que esse seja o primeiro fator da lista, pois, especialistas no assunto saberão traçar o caminho certo para que a comunicação da sua empresa, produto ou serviço alcance potenciais clientes.
São esses profissionais que determinarão a estratégia adequada para a obtenção de resultados mais assertivos de forma que os investimentos em marketing possam gerar ROI real e apontar os caminhos para as próximas ações.
Quais são as estratégias para geração de leads B2B?
Existem variadas formas para gerar leads B2B para o seu negócio, e, o que vai determiná-las serão os objetivos de negócio da sua empresa, as oportunidades do mercado-alvo e o perfil do cliente ideal.
Após definidos objetivo, mercados-alvo e perfil do cliente ideal, é importante traçar a estratégia de comunicação que atinja de forma assertiva os seus potenciais clientes. A seguir algumas estratégias que podem ser desenhadas para o seu negócio de forma exclusiva:
Marketing de Conteúdo:
É uma das principais técnicas usadas para atrair o cliente ideal por meio de conteúdo. Diferente do modelo tradicional, essa técnica prioriza criar conteúdo qualificado para atrair, nutrir e converter leads que possuem uma necessidade sobre o seu produto ou serviço oferecido.
O objetivo principal da geração de conteúdo para o B2B, é tornar sua empresa ou marca uma autoridade no assunto e referência no setor em que atua. Dessa forma, toda vez que um cliente potencial precisar de serviços ou produtos relacionados ao da sua empresa, ele terá sua marca como uma top of mind no mercado.
A estratégia de marketing de conteúdo é um trabalho contínuo e permanente, ou seja, estruturado com técnicas de SEO – um trabalho estratégico e orgânico aumenta a relevância do seu website e melhora o seu posicionamento nos resultados de busca do Google, Bing, Yahoo e outros sites de busca orgânica.
![Comprovador B2B pesquisando online.](https://static.wixstatic.com/media/04fbf9_2d37f97b444b4dfa91387daf86c0cf31~mv2.png/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/04fbf9_2d37f97b444b4dfa91387daf86c0cf31~mv2.png)
Benchmarking:
Estar atento ao mercado concorrente é essencial para entender que os negócios caminham para o objetivo correto, pois, um mesmo nicho recebe variados contatos de empresas oferecendo soluções semelhantes. Identificar o que e como estão às ofertas do mercado para o seu nicho ideal, irá contribuir para aprimorar seus serviços, destacar os diferenciais do seu negócio e entender quais são as estratégias usadas pela concorrência.
Aqui na WEPUSH Marketing ajudamos sua empresa a identificar as atividades dos principais concorrentes, analisar e a comparar as palavras-chave além de avaliar a performance nos canais de comunicação por eles utilizados. Dessa forma, aprimoramos as estratégias e com isso melhoramos o desempenho das ações.
Big Data e a segmentação:
A segmentação é essencial para criar ações de comunicação assertivas com sua persona, e gerar relacionamento eficiente para cada perfil do seu potencial cliente. Assim, é possível reunir e analisar informações para entender melhor o seu comportamento, gerar insights para aprimoramento das estratégias e desenvolvimento de novas ações com maior índice de acerto.
Esse monitoramento através de dados também poderá contribuir com sua equipe de vendas na entrega de valor durante as negociações e assim, reduzir custos e estreitar a régua para o fechamento do negócio.
No B2B é fundamental manter relacionamentos de longo prazo, quando seus potenciais clientes percebem que sua empresa está alinhada com os interesses deles, certamente irão optar por fazer negócio com você, e poderão se tornar propulsores da sua marca através da geração de mídia espontânea, construção de cases, e ainda contribuir para que novos clientes optem por sua solução.
Por se tratar de um mercado maior e mais orientado a negócios complexos, a indústria B2B requer uma atenção maior nas ações de marketing com maior ênfase na geração de valor, para atrair clientes potenciais que se alinhem aos propósitos de ambos os negócios. Dessa forma, contar com uma equipe especializada em marketing B2B poderá ajudar sua empresa a entregar valor com maior visibilidade para seus clientes atuais e potenciais clientes.
Outras estratégias primordiais para o sucesso na geração de leads B2B:
Mídias sociais:
Marcar presença nas mídias sociais através de um planejamento de comunicação assertivo é primordial para a presença digital da sua empresa, e é parte integrante da estratégia de marketing de conteúdo para a geração de leads B2B.
Mídia paga e campanhas ABM:
Campanhas de Google Ads e Social Ads podem contribuir para a geração de leads mais qualificados, e ajudar sua equipe de vendas na etapa de prospecção tradicional.
Branding:
A marca da sua empresa é fundamental para que potenciais clientes se identifiquem com o seu negócio, a mensagem transmitida por uma estratégia de comunicação integrada assertiva pode render muitos benefícios ao seu negócio, além de contribuir para torná-la referencia em seu setor.
Conclusão:
Vimos alguns pontos que são importantes para que sua empresa tenha relevância em mercados-alvo através de estratégias de marketing B2B desenhadas exclusivamente para o seu negócio, e assim, gerar leads com mais assertividade, além de contribuir para tornar sua marca referência nos setores em que atua.
Contar com especialistas no assunto ajudará a estreitar essa relação cliente - empresa de maneira mais assertiva e com maior aproveitamento dos investimentos e esforços melhorando o ROI.
Conte com nossa expertise, para elevar sua empresa no mercado! Fale conosco